quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aprendendo no dia a dia de uma paciente com Câncer de mama

Perguntas sobre Mammagene

O que é o Mammagene?
O Mammagene é um teste genético aplicável ao carcinoma de mama, que fornece importantes informações acerca do planejamento terapêutico.
Como o exame é realizado?
O Mammagene consiste num estudo da expressão de 21 genes, realizado no tecido do tumor. A combinação destes dados (expressão dos 21 genes) permite a elaboração de um ÍNDICE DE RECORRÊNCIA. Este índice subdivide os casos de câncer de mama, em relação ao risco de recorrência em três grupos: baixo, moderado e elevado.

Por quê utilizar o Mammagene?
O Mammagene segue a tendência mundial de individualização do tratamento em oncologia. Sabidamente, para os casos de câncer de mama receptor de estrógeno positivos precoces, a terapia hormonal é a modalidade que apresenta o maior impacto na evolução da doença. Desta forma, verifica-se que a utilização da quimioterapia pode não trazer o mesmo benefício adicional para todas as pacientes. O índice de recorrência informado pelo Mammagene pode auxiliar na decisão terapêutica de utilizar ou não o tratamento quimioterápico em conjunto à terapia hormonal, sem prejuízo para o resultado global do tratamento.

A quem se destina o exame?
Até o presente momento este ensaio é indicado para pacientes com carcinoma de mama com expressão de receptor de estrógeno positiva (demonstrada por imuno-histoquímica), sem metástases axilares. A utilização em outros contextos fica a critério do oncologista.

Como enviar o material?
Basta remeter o bloco de parafina, em conjunto com o pedido médico por Sedex ou entregar pessoalmente em uma das unidades da Consultoria em Patologia. O bloco mais representativo do tumor pode ser selecionado por seu patologista. Se necessário, pode-se enviar todos os blocos de parafina e a melhor área será selecionada pelos patologistas da Consultoria em Patologia.

Como realizo o pagamento?
Para informações quanto ao pagamento entre em contato com uma de nossas unidades.

Em quanto tempo os resultados serão disponibilizados?
O prazo de entrega do resultado é de até 10 dias úteis.

O estudo pode ser realizado através da minha operadora de saúde?
Este estudo é recente e ainda não faz parte do rol de procedimentos aprovados pelas operadoras brasileiras.

A equipe MammaGene está à sua disposição para o esclarecimento de dúvidas através de e-mail ou telefone no link contato de nosso site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário