domingo, 29 de agosto de 2010

Primeira de muitas visitas à Igreja de Aparecida do Norte

É impressionante o tamanho a organização e a beleza de um local tão grande, e que recebe tantas pessoas. Essa foi a primeira de muitas visitas para Aparecida do Norte, muito para conhecer, pedir, orar e agradecer. Levada pelo maridão(José Carlos) sempre ao lado.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dicas para o dia da quimio

  • Siga as dicas do site Nutri Onco e procura o máximo de informações possíveis
  •  Procure alimentar-se pelo menos uma hora antes do tratamento, ao invés de ir com o estômago vazio.
  • Caso sinta vontade de se alimentar, faça isso enquanto estiver recebendo a quimioterapia.
  • Sempre tenha à mão algum lanchinho, biscoito, frutas ou suplemento nutricional para o momento de espera ou durante o trajeto.
  • Se você mora longe do local de tratamento, prepare no dia anterior uma sacolinha com alimentos que precisa levar.
  • Faça pequenas refeições ao longo do dia e evite os líquidos próximo às refeições de forma a não distender o estômago.
  • Evite comidas gordurosas ou frituras.
  • Mastigue lentamente os alimentos e repouse em posição sentada após as refeições.
  • Beba suco de fruta gelado ao longo do dia. O gelado é melhor aceito em caso de náuseas.
  • Evite ficar exposto à cheiros fortes (fumaça, perfumes, frituras, etc.).
  • Vista roupas folgadas, evitando comprimir o abdômen.
  • Lembre-se que os efeitos colaterais da quimioterapia variam de pessoa para pessoa, do tipo de medicamento e dose a ser utilizada.
  • Tome os medicamentos prescrito pelo seu médico em casa, principalmente se os sintomas persistirem.
  • Náuseas e vômitos devem sempre ser relatados para que se possa determinar ajuste das medicações às necessidades de cada paciente.
  • Em caso de febre (temperatura maior que 37,8°C), deve-se comunicar imediatamente a equipe que o acompanha.
  • Reconheça seus novos limites e os respeite, estabelecendo horários de descanso ao longo do dia.
  • Repouse freqüentemente.

Alimentação durante a Quimioterapia, por Tatiana Oliveira (Nutrcionista)

As drogas quimioterápicas poderão provocar efeitos colaterais que muitas vezes influenciam diretamente na sua ingestão alimentar. Se você não estiver apresentando nenhum efeito colateral (diarréia, constipação intestinal, náuseas e vômitos, perda de apetite, alteração de paladar, mucosite, leucopenia, plaquetopenia), a sua alimentação deve ser de consistência normal ou de acordo com sua aceitação, fracionada (cinco a seis refeições/dia), variando ao máximo os componentes do cardápio, para evitar monotonia alimentar.

A ingestão de líquidos (água, sucos, água de coco, sopas etc.) deverá ser de no mínimo 1,5 a 3 litros por dia, para que haja eliminação da parte tóxica do medicamento. Durante o tratamento a ingestão de bebidas alcoólicas não é aconselhada.
 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Decisão tomada!!

Nada de  MammaGene®, este revolucionário teste genético aplicado ao carcinoma de mama receptor de estrógeno-positivo, não vou fazer mais um exame que vai me dizer daqui a nem sei quanto tempo que preciso me curar.

Já marquei o exame que preciso fazer para iniciar o tratamento de quimio. Na próxima semana um "simples" ecocardiograma para que a preparação esteja completa, só espero o resultado para começar minha nova experiência.

Já estou com uma lista de sites e temas para procurar nessa grande rede de informações que é a internt. Quero estar a par de tudo que acontece, como acontece, e o que eu posso fazer para conseguir superar da melhor forma possível. Alimentação, excercícios, cabelos, etc......

Eu me amo mais que que nunca, e acho que estou gripando, então é muito líquido e alimentação o mais saudável possível para deixar meu corpinho forte e preparado.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Primeira visita à oncologista Dra. Maria de Fatima Dias Gaui

Gostei da médica, pena ela estar muito gripada, infelizmente essas coisas também acontecem com médicos. Sempre que chego nessas primeiras consultas com médicos desde que descobri o câncer de mama, me sinto uma analfabeta. A princípio, não gostaria de estar lá ...rsrsrs...nada contra os médicos, apenas contra a necessidade de estar lá.

A  minha sorte é estar sempre acompanhada do meu fiel escudeiro e marido Zé. Ele separa os exames, absorve tudo o que os médicos falam, fala várias coisas que eu gostaria de falar e não consigo, em resumo me secretaria em todas as nessecidades médicas e principalmente sentimentais. Ele, como grande homem que é, física e sentimentalmente falando...rsrsrsrsr.....faz o papel de não deixar que eu deixe a peteca cair, vulgarmente falando.

E cá estamos nós no início de mais uma etapa, já conhecemos a sala aonde farei a quimio. Uma bela sala arejada e confortável, com uma TV mais moderna que a minha de casa e cadeiras que acho que eu conseguiria dormir lá mesmo. Me lembrou a sala que a Samanta do "Sex in the City" fazia seu tratamento também, pensando dessa forma eu estou no top dos assuntos mais modernos e atuais já que essa doença não escolhe cor, sexo, nivel social. Somos todos companheiros de viagem enquanto estamos nesse plano astral, e o melhor que temos a fazer é cuidar do nosso "corpo" terreno.

Só esqueci de perguntar uma coisa, será que lá tem wifi...seria bom , assim consigo ir atualizando meus blogs ( com esse 3 e mais um que escrevo de uma amiga) e escrevendo "in loco" minhas novas experiências e memórias. Só não fico mais empolgada por que acho que a Oprah ainda não sabe da minha vida e não vou poder ir no seu programa para contar minha superação....que tenho certeza que virá logo.

Bjus e até a próxima

Aprendendo no dia a dia de uma paciente com Câncer de mama

Perguntas sobre Mammagene

O que é o Mammagene?
O Mammagene é um teste genético aplicável ao carcinoma de mama, que fornece importantes informações acerca do planejamento terapêutico.
Como o exame é realizado?
O Mammagene consiste num estudo da expressão de 21 genes, realizado no tecido do tumor. A combinação destes dados (expressão dos 21 genes) permite a elaboração de um ÍNDICE DE RECORRÊNCIA. Este índice subdivide os casos de câncer de mama, em relação ao risco de recorrência em três grupos: baixo, moderado e elevado.

Por quê utilizar o Mammagene?
O Mammagene segue a tendência mundial de individualização do tratamento em oncologia. Sabidamente, para os casos de câncer de mama receptor de estrógeno positivos precoces, a terapia hormonal é a modalidade que apresenta o maior impacto na evolução da doença. Desta forma, verifica-se que a utilização da quimioterapia pode não trazer o mesmo benefício adicional para todas as pacientes. O índice de recorrência informado pelo Mammagene pode auxiliar na decisão terapêutica de utilizar ou não o tratamento quimioterápico em conjunto à terapia hormonal, sem prejuízo para o resultado global do tratamento.

A quem se destina o exame?
Até o presente momento este ensaio é indicado para pacientes com carcinoma de mama com expressão de receptor de estrógeno positiva (demonstrada por imuno-histoquímica), sem metástases axilares. A utilização em outros contextos fica a critério do oncologista.

Como enviar o material?
Basta remeter o bloco de parafina, em conjunto com o pedido médico por Sedex ou entregar pessoalmente em uma das unidades da Consultoria em Patologia. O bloco mais representativo do tumor pode ser selecionado por seu patologista. Se necessário, pode-se enviar todos os blocos de parafina e a melhor área será selecionada pelos patologistas da Consultoria em Patologia.

Como realizo o pagamento?
Para informações quanto ao pagamento entre em contato com uma de nossas unidades.

Em quanto tempo os resultados serão disponibilizados?
O prazo de entrega do resultado é de até 10 dias úteis.

O estudo pode ser realizado através da minha operadora de saúde?
Este estudo é recente e ainda não faz parte do rol de procedimentos aprovados pelas operadoras brasileiras.

A equipe MammaGene está à sua disposição para o esclarecimento de dúvidas através de e-mail ou telefone no link contato de nosso site.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Doe Palavras - Muitas vezes só precisamos escutar as palavras certas

Um movimento para levar mensagens de força aos pacientes do Instituto Mário Penna, Hospital Luxemburgo e Casa de Apoio Beatriz Ferraz. Envie sua mensagem por aqui ou pelo twitter acrescentando a hastag #doepalavras. Ela será exibida nas TVs dos nossos hospitais, lares para pacientes e nos locais onde eles mais precisam, as salas de quimioterapia. Quem sabe conseguimos colocar isso em todos os hospitais que tratam pacientes de câncer e ajudamos dessa forma a trazer essa energia positiva para os pacientes.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mensagem de Allan Kardec

A fé necessita de uma base, e essa base é a perfeita compreensão daquilo em que se deve crer. Para crer, não basta ver, é necessário compreender.


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

E voltando a trabalhar...

E volto a trabalhar.... ainda muito devagar, não sei quando estarei normal novamente, acho que isso é normal, afinal tirei uma parte do meu corpo, ele e eu temos que nos recuperar. Cada detalhe do meu organismo está mostrando que ainda estamos lutando para que tudo volte a ser utilizado normalmente, cada abertura de braço, cada banho, a cada movimento efetuado quase que normalmente, ainda é lento e um pouco receoso.

Apesar de ainda sentir um desconforto muito grande, vejo que muito lentamente vou conseguindo viver e agir com um pouco mais de normalidade. A cada dia, cada acordar é ligeiramente melhor e acho que quando me der conta, serei eu com meus peitinhos acostumados a conviverem como irmãos novamente.